Nomenclatura
Nome das Espécies e Suas Variantes
O nome de uma espécie de orquídea, isto é, o seu nome específico, consiste de dois termos escritos em latim. O primeiro termo é o "nome genérico", o nome do gênero ao qual a planta pertence, tais como Cattleya, Laelia, Vanda, Cymbidium. O segundo termo é o epíteto específico, e indica a espécie, que pertence aquelke gênero. Os dois termos juntos, isto é, o nome genérico e o epíteto específico constituem o nome da espécie, o "nome específico".
Quando impresso, o nome específico deve estar em itálico. O nome do gênero começa sempre com letra maiúscula (segundo recomendação do código botânico) e o epíteto específico encrito em itálico e sempre com letras minúsculas, mesmo que derivado de nomes próprios.
Exemplo: Cattleya skinneri é o nome específico, o nome da planta de uma espécie da qual Cattleya é o nome genérico e skinneri o epíteto específico.
As orquídeas são, sem dúvida, uma das maiores famílias de plantas floríferas, se não a maior, tendo representantes em quase todas as partes do mundo, com exceção das regiões polares e desertos extremamente áridos. Deste modo não é de se espantar que sejam plantas muito variadas sob a ótica morfológica, fisiológica e ecológica. Desta grande família do Reino Vegetal sabe-se hoje que é composta por mais de 2.000 gêneros, o fantástico número de aproximadamente 35.000 espécies e uma quantidade maior ainda de híbridos.
Para orquídeas, esse objetivo é logicamente o mesmo e é um problema enfrentado pelos iniciantes em orquidofilia,
quando começam a participar de reuniões orquidófilas,
ou seja, a terminologia usada na denominação dos vários tipos de orquídeas.
Basicamente, as orquídeas podem ser divididas em dois grandes grupos : espécies e híbridos.
As espécies são plantas originadas na natureza e são descritas por taxonomistas.
Os híbridos são o resultado do cruzamento entre mais de uma espécie e podem ser subdivididos em híbridos naturais, os que ocorrem na natureza e que são o resultado de cruzamentos por agentes naturais de polinização (insetos, pássaros, etc), e híbridos artificiais, cujo agente polinizador é o homem.
A nomenclatura das orquídeas segue um conjunto de regras convencionadas, que são respeitadas em todo o mundo.